Fechar

Bull Terrier

História

O Bull Terrier é conhecido como o gladiador das raças caninas e é um dos Terrier mais antigos nativos da Inglaterra. O Bull Terrier foi criado para a luta com cães e outros animais, sendo que, o que era considerado desporto, foi proibido nos princípios do século XIX. Desde então, o Bull Terrier passou a ser criado como cão de companhia.

Vida média

O Bull Terrier vive cerca de 10 anos, sendo que com muitos cuidados e com uma alimentação correcta pode alcançar os 13 de anos.

Tamanho e peso médios

Em plena forma o macho pesa 22kg e chega aos 23cm de altura. A fêmea pode pesar 16kg e medir 30cm.

Personalidade, características e temperamento

O Bull Terrier representa uma equilibrada combinação de potência, graça e agilidade. Sente devoção pela família, adora a companhia humana e a sua personalidade faz com que ganhe amigos para toda a vida. O Bull Terrier tem um inato sentido de humor, inteligência, imaginação, personalidade, e, para quem aprecia, beleza. O seu aspecto aliado à sua personalidade faz dele um cão único.

O Bull Terrier é muito activo e comporta-se como uma criança, por isso deve ser supervisionado. Em cachorros são extremamente inquietos, característica que, em alguns casos, permance até à idade adulta (5, 6 anos). Um Bull Terrier não encaixa numa situação em que se espera que esteja sozinho muito tempo em casa ou no jardim.

Compatibilidade com outros animais

Muitos Bull Terrier disfrutam da companhia de outros cães, com algumas excepções. Os machos não castrados não costumam dar-se bem com outros machos. Um macho e uma fêmea Bull Terrier vivem felizes juntos, e em geral duas fêmeas podem partilhar a mesma casa. É importante evitar que surjam ciúmes.

Cuidados

O Bull Terrier muda o pelo duas vezes por ano. O pelo solto pode ser facilmente eliminado escovando-o com uma luva própria. As unhas devem ser cortadas todos os meses, usando um corta unhas para cães. Por natureza gosta de apanhar sol e por isso deve ser aplicado um creme protector nos meses de mais calor.

O Bull Terrier exige um jardim bem vedado, de tamanho médio ou grande, e só deve ser preso em ocasiões excepcionais, visto que precisam de companhia humana.

Embora em geral gozem de boa saúde, podem ter predisposição a alergias cutâneas, em particular causadas por picadas de insectos. Enquanto cachorros deve ser realizada a despistagem de surdez.

Dono ideal

Um Bull Terrier pode ser fantástico com crianças se for tratado com bom senso. Tolera os comportamentos das crianças, no entanto não gosta qu abusem de si e pode reagir mal se provocado constantemente. Ter um Bull Terrier é uma grande responsabilidade e os donos desta raça devem ser pessoas responsáveis e cuidadosas.