Basset Hound

Basset Hound

História

Em francês Basset significa “de baixa estatura”. A primeira prova documentada da existência do Baset remonta a 1585, quando eram usados na caça aos texugos. A sua origem remonta às regiões de Artois e Flandes.

O Basset Hound francês chegou a Inglaterra pela primeira vez através da invasão normanda em 1066. A partir de 1900 iniciou-se a criação da raça e passou a ser muito popular nas exposições caninas.

Vida média

O Basset Hound vive cerca de 10 anos, sendo que pode atingir os 12 anos caso receba muito carinho, cuidados e uma alimentação adequada.

Tamanho médio

Uma fêmea em boa forma pode pesar 18kg e atingir 33cm de altura, sendo que o macho pode pesar 25kg e medir até 38cm.

Personalidade, características e temperamento

Felizmente este cão de caça tão grande e robusto tem um temperamento aprazível. É extrovertido, amável e carinhoso. Como muitas raças, o Basset Hound necessita de 18 meses a 3 anos para alcançar a sua maturidade plena. Durante a sua etapa juvenil, transbordam energia e são propensos às travessuras, no entanto, com disciplina firme e constante, estes cães tornam-se em membros da família educados e afectuosos.

Não há nada pior do que um Basset Hound desobediente, incontrolável e mal educado. Mesmo quando atingem a idade adulta o treino firme e constante são fundamentais. Não deixe que o seu Basset mande em casa!

Compatibilidade com outros animais

Excelente.

Cuidados

Os Basset Hound gostam de comer e devem ter uma dieta equilibrada e de boa qualidade. Gostam de estar dentro de casa, no entanto conseguem sentir-se bem na rua, desde que tenham uma casota confortável, sem correntes de ar e com um jardim para passear. É imprescindível que o jardim esteja bem vedado e tenha portas seguras. Uma vez fora de casa, facilmente se desnorteiam visto que seguem qualquer rasto sem prestar atenção a mais nada.

Em comparação com outras raças, os Basset Hound necessitam de poucos cuidados, embora gostem muito de receber mimos e atenção.

Dono ideal

Os donos ideais devem possuir um espaço adequado para receber o cão, e saber aplicar a disciplina necessária de forma a conseguirem disfrutar ao máximo destas pitorescas personagens.

Beagle

Beagle

História

O Beagle é um cão de caça pequeno originalmente criado para farejar lebres e coelhos. Seguiam os caçadores a pé, fazendo parte de grupos de 12 a 24 cães.

A necessidade de um cão que seguisse o rasto da astutas lebres, que mudam rapidamente de direcção, usando os mesmos passos que já haviam deixado, determinou a altura do Beagle. Cães Beagle de diferentes tamanhos trabalham em solos diferentes, desde campo aberto, para os mais pequenos, até às terras altas e montanhosas, para os maiores.

Vida média

Estes cães adoráveis vivem facilmente até aos 13 anos e com uma alimentação correcta podem chegar aos 16 anos.

Tamanho médio

A fêmea pesa normalmente 10kg e mede 33cm, o macho pode pesar 15kg e atingir 38cm.

Personalidade, características e temperamento Os Beagles são companheiros fieis por natureza. Normalmente são amáveis, embora possam ser treinados para serem mais duros. São excelentes companheiros de brincadeira para as crianças. De facto, O Beagle pode tornar-se muito “humano” se o dono se esquecer de recordar-lhe que é um cão.

Carinhoso e obediente com os seus donos, um Beagle não tende a ser nervoso e agressivo em nenhuma circunstância. Trata-se de um cão alegre, versátil, capaz de ir passear consigo logo pela manhã, brincar com os seus filhos à tarde e aconchegar-se no seu solo e dormir pela noite. Não lidam bem ao estar sozinhos durante muito tempo. Quando se aborrecem podem portar-se realmente mal, cavar buracos, fugir e roubar roupa do estendal.

Compatibilidade com outros animais

Os Beagles são cães de matilha, e como tal, preferem ter companhia.

Cuidados

Os Beagle precisam dos cuidados mínimos, embora o peso deva ser vigiado porque têm tendência a ficar com excesso de peso. Adoram comer, e os seus olhos de súplica são difíceis de resistir, especialmente nos momentos da refeição. Os Beagle têm uma grande capacidade olfactiva, por isso não devem sair sem trela visto que se apanham um rasto ou odor interessante, faraõ o que o seu instinto lhes diz: sair à caça. Costuma dizer-se que quando um Beagle põe o seu olfacto a funcionar a audição fica “desligada”. Necessitam de um jardim bem vedado, visto não sabem orientar-se no trânsito.

Dono ideal

O dono ideal para um Beagle é qualquer pessoa que possa proporcionar-lhe o ambiente estimulante que necessita.

Bull Terrier

Bull Terrier

História

O Bull Terrier é conhecido como o gladiador das raças caninas e é um dos Terrier mais antigos nativos da Inglaterra. O Bull Terrier foi criado para a luta com cães e outros animais, sendo que, o que era considerado desporto, foi proibido nos princípios do século XIX. Desde então, o Bull Terrier passou a ser criado como cão de companhia.

Vida média

O Bull Terrier vive cerca de 10 anos, sendo que com muitos cuidados e com uma alimentação correcta pode alcançar os 13 de anos.

Tamanho e peso médios

Em plena forma o macho pesa 22kg e chega aos 23cm de altura. A fêmea pode pesar 16kg e medir 30cm.

Personalidade, características e temperamento

O Bull Terrier representa uma equilibrada combinação de potência, graça e agilidade. Sente devoção pela família, adora a companhia humana e a sua personalidade faz com que ganhe amigos para toda a vida. O Bull Terrier tem um inato sentido de humor, inteligência, imaginação, personalidade, e, para quem aprecia, beleza. O seu aspecto aliado à sua personalidade faz dele um cão único.

O Bull Terrier é muito activo e comporta-se como uma criança, por isso deve ser supervisionado. Em cachorros são extremamente inquietos, característica que, em alguns casos, permance até à idade adulta (5, 6 anos). Um Bull Terrier não encaixa numa situação em que se espera que esteja sozinho muito tempo em casa ou no jardim.

Compatibilidade com outros animais

Muitos Bull Terrier disfrutam da companhia de outros cães, com algumas excepções. Os machos não castrados não costumam dar-se bem com outros machos. Um macho e uma fêmea Bull Terrier vivem felizes juntos, e em geral duas fêmeas podem partilhar a mesma casa. É importante evitar que surjam ciúmes.

Cuidados

O Bull Terrier muda o pelo duas vezes por ano. O pelo solto pode ser facilmente eliminado escovando-o com uma luva própria. As unhas devem ser cortadas todos os meses, usando um corta unhas para cães. Por natureza gosta de apanhar sol e por isso deve ser aplicado um creme protector nos meses de mais calor.

O Bull Terrier exige um jardim bem vedado, de tamanho médio ou grande, e só deve ser preso em ocasiões excepcionais, visto que precisam de companhia humana.

Embora em geral gozem de boa saúde, podem ter predisposição a alergias cutâneas, em particular causadas por picadas de insectos. Enquanto cachorros deve ser realizada a despistagem de surdez.

Dono ideal

Um Bull Terrier pode ser fantástico com crianças se for tratado com bom senso. Tolera os comportamentos das crianças, no entanto não gosta qu abusem de si e pode reagir mal se provocado constantemente. Ter um Bull Terrier é uma grande responsabilidade e os donos desta raça devem ser pessoas responsáveis e cuidadosas.