Fechar

West Highland White Terrier

História

O West Highland White Terrier, o ‘Westie’ como é tartado afectuosamente, é membro do pequeno grupo de raças escocesas. Nos principios do século XIX, os terrier eram tendencialmente de pelo escuro e por vezes, eram confundidos pelos caçadores por raposas. Por este motivo, mais tarde, passaram a preferir cães de cores mais claras, para evitar estas confusões e possíveis acidentes de caça. Estes terrier brancos eram utilizados em caçadas de animais selvagens, como a raposa e as lebres. Começou assim a conhecer-se o West Highland White Terrier durante a primeira metade do século XX.

Vida média

Os Westie vivem habitualmente 15 anos, sendo no entanto comum, ultrapassarem esta idade.

Tamanho e peso médios

25 a 28 cm
8 a 10 kg

Personalidade, características e temperamento

“Os Westie têm um temperamento típico dos terrier: são activos, valentes e orgulhosos. Precisam de mimos e são cachorros fortes e energéticos que correm atrás do dono, para qualquer parte. São extremamente fieis, mas algo teimosos e por isso é essencial que sejam ensinados desde cachorros.

O latido é um comportamento natural dos terrier e os Westie não são uma excepção.

Compatibilidade com outros animais

O Westie não é um cão agressivo, mas como terrier que é, está sempre preparado para defender a sua casa. Foram criados para caçar em grupo, pelo que ficarão contentes se poderem correr junto de outros cães, sem mostrar nenhuma agressividade. Os Westie também convivem bem com outros animais de estimação, especialmente se conhecerem desde cachorros.

Cuidados

Não é um cão que exija poucos cuidados.

Necessitam de ser tosquiados em intervalos regulares (normalmente de 3 em 3 meses), para estares apresentaveis.O dono deve escova-lo diariamente, de modo a eliminar o pêlo morto e a mantê-lo limpo. Ao contrário da maioria das outras raças, os Westie não mudam de pelo, por isso, algumas pessoas com asma podem conseguir viver com Westies, mesmo que tenham sido incapazes de partilhar casa com outras raças.

O Westie foi criado para ser um cão da terra e por isso, poderá ser um grande escavador, caso não o ensine desde pequeno que não o deverá fazer no seu jardim.

Dono ideal

O Westie é ideal como cão de familia porque adora a companhia humana. Tem um sentido de aventura e diversão inato, que desfruta quando faz exercicio, quer seja uma longa caminhada ou um rápido passeio pela manhã. Além disso são muito doceis com as crianças e companheiros ideias para uma pessoa sozinha.