Fechar

Cocker Spaniel

História

O Cocker Spaniel ganhou notoriedade enquanto cão de trabalho e de companhia durante o reinado de Henrique VIII. Nesta altura era conhecido como “wood-cocking spaniel”, um cão pequeno, capaz de entrar nos mais densos bosques e caçar várias aves.

No início deste século foi formado o Cocker Spaniel Clube de Inglaterra, que veio estabelecer o primeiro padrão desta raça destinada a caçadores que precisam de um cão pequeno, forte e activo, suficientemente resistente para trabalhar, carregando durante todo o dia, peças de caça sem se cansar.

Vida média

Estes adoráveis e fiéis cães vivem, normalmente, cerca de 14 anos, mas, com os cuidados que merecem e com uma alimentação correcta, podem chegar aos 16 anos.

Tamanho e peso médios

Em plena forma, a fêmea pesa cerca de 14kg e mede 38cm. O macho pesa 15kg e pode atingir os 41cm.

Personalidade, características e temperamento

Este alegre cãozinho será um grande amigo de toda a família e um companheiro fiel. Necessita bastante de companhia humana.

Compatibilidade com outros animais

Boa

Cuidados

Requer cuidados regulares, particularmente com o pelo. O pelo do focinho, das orelhas, da barriga e das patas deve ser cortado com regularidade. O robusto Cocker Spaniel pode viver dentro de casa ou no exterior, sempre que receber o carinho necessário vai adaptar-se bem a qualquer uma das situações.

Caso vá ficar no exterior, necessita de uma casota adequada, resistente à água, quente e sem correntes de ar no Inverno, e fresca no Verão. Se for viver dentro de casa, há que ter em conta que larga algum pelo. O Cocker Spaniel não é esquisito com a comida, gosta de quase tudo. Para que as suas orelhas se mantenham limpas, deve usar-se um comedouro estreito, de forma a que as orelhas fiquem por fora e não se sujem com comida.

Dono ideal

Definitivamente esta raça não é para uma pessoa que queira ter o animal fechado. Necessita de um dono consciente de que é um cão que exige cuidados e exercício.