Fechar

Chihuahua

História

O Chihuahua é a raça mais pequena do mundo e a sua história está envolvida em mistério. Há quem afirme que a raça teve origem na Ásia e outros crêem que nasceu na Europa. Deixando a sua origem de parte, é uma raça genuinamente mexicana. As estátuas encontradas em Chichen Itzá, Colima e noutros locias da América do Sul são muito idênticas com o Chihuahua. Esta constatação aliada ao facto de em vários dialectos Mayas a palavra “chi” significar cão, reforça a ideia de que os antepassados do Chihuahua vêm do período Maya.

Há dois tipos de Chihuahua: os de pêlo curto, suave e brilhante em todo o corpo; e o Chihuahua de pêlo comprido, liso e ligeiramente crespo, com a cauda longa.

Vida média

Estes pequenos e vigorosos cães vivem em média 12 anos, embora possam chegar aos 15 se tiver uma alimentação cuidada.

Tamanho e peso médios

A fêmea pesa normalmente 1,8kg e mede 15cm, o macho não é muito maior, pode pesar 2,7kg e atingir os 20cm de altura.

Personalidade, características e temperamento

O Chihuahua é um pequeno grande cão de companhia. Fica tão feliz por brincar sozinho no jardim como por dar um longo e animado passeio. Apesar do seu tamanho, estes cães têm um latido muito sonoro. A companhia humana é fundamental.

Compatibilidade com outros animais

O Chihuahua é um cão sociável e disfruta com facilidade da companhia de outros animais. Sabem defender-se, mas se existir um cão de maior porte em casa é melhor que sejam vigiados enquanto brincam, de forma a assegurar que nada de mal acontece.

Cuidados

Esta raça requer cuidados mínimos. Como se trata de um cão muito activo, deve ser alimentado em conformidade. Necessita apenas de algum exercício físico diário, já que não tende a ficar com excesso de peso. A raça com pelo comprido precisa de ser escovada, pelo menos, duas vezes por semana para que o pelo se mantenha saudável. A raça de pelo curto, dependendo da frequência com que saia de casa, precisa de menos manutenção.

Dono ideal

Por ser tão pequeno, adapta-se bem a quase todos os tipos de casas. É particularmente ideal para grandes cidades e vive feliz num apartamento pequeno, apesar de necessitar de algum exercício ao ar livre.