Fechar

Beagle

História

O Beagle é um cão de caça pequeno originalmente criado para farejar lebres e coelhos. Seguiam os caçadores a pé, fazendo parte de grupos de 12 a 24 cães.

A necessidade de um cão que seguisse o rasto da astutas lebres, que mudam rapidamente de direcção, usando os mesmos passos que já haviam deixado, determinou a altura do Beagle. Cães Beagle de diferentes tamanhos trabalham em solos diferentes, desde campo aberto, para os mais pequenos, até às terras altas e montanhosas, para os maiores.

Vida média

Estes cães adoráveis vivem facilmente até aos 13 anos e com uma alimentação correcta podem chegar aos 16 anos.

Tamanho médio

A fêmea pesa normalmente 10kg e mede 33cm, o macho pode pesar 15kg e atingir 38cm.

Personalidade, características e temperamento Os Beagles são companheiros fieis por natureza. Normalmente são amáveis, embora possam ser treinados para serem mais duros. São excelentes companheiros de brincadeira para as crianças. De facto, O Beagle pode tornar-se muito “humano” se o dono se esquecer de recordar-lhe que é um cão.

Carinhoso e obediente com os seus donos, um Beagle não tende a ser nervoso e agressivo em nenhuma circunstância. Trata-se de um cão alegre, versátil, capaz de ir passear consigo logo pela manhã, brincar com os seus filhos à tarde e aconchegar-se no seu solo e dormir pela noite. Não lidam bem ao estar sozinhos durante muito tempo. Quando se aborrecem podem portar-se realmente mal, cavar buracos, fugir e roubar roupa do estendal.

Compatibilidade com outros animais

Os Beagles são cães de matilha, e como tal, preferem ter companhia.

Cuidados

Os Beagle precisam dos cuidados mínimos, embora o peso deva ser vigiado porque têm tendência a ficar com excesso de peso. Adoram comer, e os seus olhos de súplica são difíceis de resistir, especialmente nos momentos da refeição. Os Beagle têm uma grande capacidade olfactiva, por isso não devem sair sem trela visto que se apanham um rasto ou odor interessante, faraõ o que o seu instinto lhes diz: sair à caça. Costuma dizer-se que quando um Beagle põe o seu olfacto a funcionar a audição fica “desligada”. Necessitam de um jardim bem vedado, visto não sabem orientar-se no trânsito.

Dono ideal

O dono ideal para um Beagle é qualquer pessoa que possa proporcionar-lhe o ambiente estimulante que necessita.