Fechar

Basset Hound

História

Em francês Basset significa “de baixa estatura”. A primeira prova documentada da existência do Baset remonta a 1585, quando eram usados na caça aos texugos. A sua origem remonta às regiões de Artois e Flandes.

O Basset Hound francês chegou a Inglaterra pela primeira vez através da invasão normanda em 1066. A partir de 1900 iniciou-se a criação da raça e passou a ser muito popular nas exposições caninas.

Vida média

O Basset Hound vive cerca de 10 anos, sendo que pode atingir os 12 anos caso receba muito carinho, cuidados e uma alimentação adequada.

Tamanho médio

Uma fêmea em boa forma pode pesar 18kg e atingir 33cm de altura, sendo que o macho pode pesar 25kg e medir até 38cm.

Personalidade, características e temperamento

Felizmente este cão de caça tão grande e robusto tem um temperamento aprazível. É extrovertido, amável e carinhoso. Como muitas raças, o Basset Hound necessita de 18 meses a 3 anos para alcançar a sua maturidade plena. Durante a sua etapa juvenil, transbordam energia e são propensos às travessuras, no entanto, com disciplina firme e constante, estes cães tornam-se em membros da família educados e afectuosos.

Não há nada pior do que um Basset Hound desobediente, incontrolável e mal educado. Mesmo quando atingem a idade adulta o treino firme e constante são fundamentais. Não deixe que o seu Basset mande em casa!

Compatibilidade com outros animais

Excelente.

Cuidados

Os Basset Hound gostam de comer e devem ter uma dieta equilibrada e de boa qualidade. Gostam de estar dentro de casa, no entanto conseguem sentir-se bem na rua, desde que tenham uma casota confortável, sem correntes de ar e com um jardim para passear. É imprescindível que o jardim esteja bem vedado e tenha portas seguras. Uma vez fora de casa, facilmente se desnorteiam visto que seguem qualquer rasto sem prestar atenção a mais nada.

Em comparação com outras raças, os Basset Hound necessitam de poucos cuidados, embora gostem muito de receber mimos e atenção.

Dono ideal

Os donos ideais devem possuir um espaço adequado para receber o cão, e saber aplicar a disciplina necessária de forma a conseguirem disfrutar ao máximo destas pitorescas personagens.