Fechar

Yorkshire Terrier

História

O Yorkshire Terrier é o resultado de cruzamentos entre vários tipos de Terrier e surgiu na região inglesa de Yorkshire, em meados do século XIX. Os primeiros Yorkshire Terrier podiam chegar a pesar 6kg e eram utilizados, como outras raças Terrier, para matar ratos. Com o tempo, os criadores, desenvolveram um cão de companhia mais pequeno e ainda mais bonito.

Vida média

Os Yorkshire Terrier vivem habitualmente 14 anos, podendo chegar aos 16 anos, se tiverem os cuidados necessários e a alimentação correcta.

Tamanho e peso médios

Os machos pesam habitualmente 6 kg e medem 20 cm de altura e as fêmeas, 3 kg e 18 cm.

Personalidade, características e temperamento

A maioria dos Yorkshire Terrier são activos e curiosos. Podem ser cães determinados, fieis e leais à sua familia. Necessitam de companhia humana e adoram participar nas actividades da familia. São bons cães de guarda e ladram quando alguem se aproxima da casa.

Apesar do seu tamanho, são fortes e saudáveis. Os Yorkshire Terrier possuem um pelo que não muda, nem cai, pelo que são considerados uma raça hipoalergénica. O seu pelo não resiste ao mau tempo e por isso tem que viver dentro de casa, com períodos de exercicio ao ar livre.

Compatibilidade com outros animais

Os Yorkshire Terrier podem conviver em total harmonia com outras raças de cães, sempre que sejam de tamanho semelhante.

Cuidados

Normalmente, o pelo do Yorkshire Terrier pode crescer até chegar ao chão e por isso precisa de ser penteado todos os dias, idealmente 1 hora por dia, de modo a evitar de crie nós. O pelo da cabeça é muitas vezes preso com um elástico, para que não lhes caia sobre os olhos. Caso o dono não deseje ter este trabalho, poderá sempre cortar o pelo.

Dono ideal

O Yorkshire Terrier é um cão que se dá bem com pessoas de todas as idades, bem como com crianças, apesar de ser aconselhado que não sejam deixados sozinhos, sem vigia com eles.

Se está a pensar ter um Yorkshire Terrier o mais importante será ter tempo suficiente para cuidar dele. Tal como acontece com quase todas as outras raças, o Yorkshire não tolera bem ficar sozinho longos períodos de tempo. Se fica fora de casa a maior parte do dia, o aconselhavel será ter outros cães que lhe façam companhia.